giovedì 15 marzo 2012

Instituto Italiano de Cultura de Lisboa - Ciclo Perspectiva Itália
Projecção do filme Si può fare

Segunda-feira, 19 de Março de 2012 às 21h30
Ciclo Perspectiva Itália. Projecção do filme Si può fare de Giulio Manfredonia, 2008. Duração: 111 min.
Com Claudio Bisio, Anita Caprioli, Giuseppe Battiston.
Legendado em inglês.

Nos anos ‘80 é aplicada a Lei 180 sobre os tratamentos sanitários, também conhecida como Lei Basaglia, o psiquiatra que a promoveu e que suprime os manicómios, assim como eram então considerados. Nello, um empresário milanês, dirige uma cooperativa de ex pacientes de hospitais psiquiátricos. Acredita na dignidade do trabalho e sensibiliza os sócios a aprender um ofício para se subtraírem às esmolas da assistência, inventa para eles um papel adequado às suas capacidades, acabando por se debater com humanas e tragicómicas contradições.

A entrada para a projecção (às 21h30) é GRATUITA no limite dos lugares disponíveis.
Inf. e reservas: Tel. 213 574 36

Estes encontros serão antecipados, a partir das 20h00, pelo CINE-APERITIVO: uma ocasião única para experimentar os sabores da cozinha italiana e aproveitar uma hora de convívio antes de entrar na sala. Tudo ao preço de um bilhete de cinema (6€)



CICLO PERSPECTIVA ITÁLIA
encontros com o novo cinema italiano contemporâneo
organizado pelo Instituto Italiano de Cultura em colaboração com a Associação Cultural Il Sorpasso de Lisboa

Poucos instrumentos, como o cinema, conseguem descrever de uma forma tão apurada e inteligível a variável realidade italiana de início do milénio. Ainda mais se se pensar que desde há alguns anos a cinematografia vive uma nova primavera, onde percursos de autores, inéditas formas produtivas e a capacidade de atingir com inteligência a nossa tradição cinematográfica, se uniram com um justo equilíbrio para um resultado de valor. Partindo destes pressupostos o Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, em colaboração com a Associação Cultural Il Sorpasso de Lisboa, entendeu organizar um ciclo de cinema italiano contemporâneo que se torne um encontro regular para o público português. Um encontro quinzenal numa das salas mais emblemáticas de Lisboa que possa, através das mais interessantes obras das últimas temporadas, relatar e fazer reflectir sobre a situação social, cultural e política da Itália actual. Todos os filmes serão introduzidos por uma apresentação e acompanhados de uma ficha técnica e crítica.

Espaço Nimas
Avenida 5 de Outubro 42B – Lisboa
Tel: 213574362 - e-mail: nimas.cinema@gmail.com

Instituto Italiano de Cultura
Rua do Salitre, 146
1250-204 Lisboa
Tel: 213884172 - e-mail: iiclisbona@esteri.it
www.iiclisbona.esteri.it

Nessun commento:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails